Monday, June 11, 2007

Hermanos Para siempre

Que me perdoem todos os filhos únicos que nos visitam, mas ter irmãos é maravilhoso. Não adianta primo, amigo próximo, vizinho da mesma idade que vive na sua casa. Tem que ser irmão. Não precisa ser biológico, claro, mas tem que viver junto, sob o mesmo teto, sob as mesmas condições.

Você só aprende a dividir as coisas, de fato, quando passa anos da sua vida dividindo atenção da senhora sua mãe e do senhor seu pai. Quando tem que esperar pra tomar banho porque tem outro fulano usando o chuveiro, quando usa roupa repassada do irmão mais velho ou repassa seu tênis pro irmão mais novo.

Você percebe da maneira mais delicada possível que não é e que não pode ser - o tempo todo – o centro das atenções. E que também não é o alvo de todas as expectativas que os pais colocam em cima dos filhos.

Você só entende o que é cumplicidade de verdade quando se alia com o seu irmão em busca da vitória “contra” os pais, quando vocês os convencem a comprar um cachorro, uma bicicleta nova ou de que não tem problema faltar na escola em plena quarta-feira sem nenhum motivo. Ou quando escondem as fotos antigas com as roupas ridículas e típicas dos anos 80.

Ninguém sabe se defender de verdade se não se acostuma com o fato de que o “inimigo” mora logo ao lado e que pode levar uma voadora pelo simples fato de estar sentado do lado direito do sofá ou porque esta com o controle remoto nas mãos. E também não aprende a perdoar de coração se os socos trocados no meio da tarde não forem pura tradição familiar.

Você aprende a respeitar naturalmente as diferenças entre as pessoas. Não porque sua mãe te disse (um filho único pode fazer isso), mas porque às vezes é obrigado a ouvir Inimigos da HP ou Sepultura e mesmo com vontade de estourar os tímpanos, releva o fato. Porque mesmo gostando de assistir episodios repetidos dos Simpsons, você continua sendo amado.

Ter irmãos (mais novo, mais velho, homem ou mulher) traz uma sutil segurança de que sozinho no mundo você não fica. De que vai ter com quem dividir as alegrias e as desgraças do futuro e ajudar a cuidar dos pais, que invariavelmente envelhecerão e precisarão de cuidados.

Pode ser que a dinâmica de outros irmãos não seja bem esta, mas te faz mais próximo das pessoas. E intimidade, ao contrario do que dizem por ai, não é uma merda.

6 comments:

Anonymous said...

Então, vc sabe que minha relação com a irmã é no minimo conturbada, mas a parte da voadora no peito por sentar do lado errado do sofa, i can relate!!!

Fernando said...

É bem por aí mesmo...

Legal tb é como a relação muda com os anos, e a intimidade talvez nem seja a mesma q se tem com um amigo, mas existe uma coisa forte meio dificil de explicar.

Beijo Silvinha.
Não vivemos sob o mesmo teto, mas acredito q nos veremos no futuro.

Anonymous said...

Filho único é uma merda mesmo.

Anonymous said...

Silvinha!!
bem q o rafa me conto q vc tava afiaaada nas cronicas!! li mtas agora.,...e ameiii!!
=P tá de parabéns de verdade!!!!!

qt a ser filho único... parece q eu sou...e acho uma merda!! haha tem lá suas vantagens... massss ahh.. meu sonho de um irmão!!!

bjo bjo queridona!!!!

Anonymous said...

É Silvinha,

as relações mudam de casa para casa, algumas diferenças existem, mas que apenas com im irmão vc aprende um monte de coisa, vc tem toda a razão.

é minha irmã que me fortalece e faz de mim quem eu sou, muito devo a ela e serei eternamente grata a ela!

Beijos querida!

Mss. Kohn said...

Vc logo no início acabou com a minha argumentação sobre ser filha única. Ia dizer que tenho muitos primos e que levei algumas voadoras assim do nada. Mas, se vc está dizendo que não é igual, eu acredito! =/

Bjos querida