Sunday, October 01, 2006

O papelao

Eu não sou dada a grandes demonstrações de afetividade, interação com o publico desconhecido, improvisos e espontaneidade desde... desde sempre. Aos três anos, na minha festinha de aniversario a senhora minha mãe me pediu para dar uma risadinha para a foto, do alto do colo de palhaços simpáticos. Visivelmente desconfortável, a mini Silvia Maria esticou o lábio com o dedo indicador, simulou um sorriso e gerou olhares incrédulos da platéia que cantava parabéns.

Foi assim durante anos, passava muda pelos lugares com medo de ser abordada por uma tia de amiguinha mais afetuosa, um transeunte pedindo as horas ou a professora querendo saber o resultado da equação de primeiro grau. Timidez e insegurança o leitor já deve ter diagnosticado, mas hoje estou curada da mudez voluntária, decidi mudar de tática: falo para evitar silêncios sepulcrais.

Antes, porem, dessa transição decisiva em minha vida, passei por um vexame em família. Pouca gente fala no assunto (ainda bem) com medo que eu reaja da mesma maneira. Minha querida avo fazia 70 anos naquele 5 de outubro e organizamos uma festa surpresa na sala do meu modesto apartamento. Não era só um bolinho pra não passar em branco, não. Com copeiras, frutos do mar, queijo brie e vinho branco, a festa exigiu colaboração e paciência da família inteira alem de causar um certo rombo financeiro. Veio gente da Penha, Araraquara, penetras, crianças, diabéticos e alguns que eu duvidava ate que estivessem vivos.

Acontece, caro leitor, que apesar de tentar fingir, eu tenho traços de mimo em minha personalidade de caçula. No dia seguinte ao grande evento, partiria para a famigerada cidade de Porto Seguro, era minha viagem de formatura, pela qual eu estive esperando alguns longos anos e ninguém parecia se importar com isso. Ninguém foi me levar no cabeleireiro, fui comprar Havaianas e Sundown 45 sozinha e também sozinha arrumei minha mala. Não é nada, não é nada... mas foi a primeira vez que isso me aconteceu e eu não estava gostando.

Ainda não sei dizer como foi possível acomodar tanta gente dentro desta casa. Minha avo, muito espirituosa, chorou com a surpresa, o jantar corria dentro do previsto a não ser pelo “animador” que minha mãe contratou sem avisar ninguém. Típico dela, mas ninguém desconfiou, muito menos eu que detesto ocorrências inesperadas. Adentro a sala um sujeito vestido nos moldes do cantor Falcão dizendo que era amante da minha avo (o que não teve tanta graça já que meu avo havia morrido um ano antes) e outras gracinhas que pareciam animar a platéia da 4ª. Idade.

Como me é de habito, fiquei escondida atrás da multidão temendo qualquer tipo de abordagem por parte do comediante de araque. Não preciso nem dizer que foi em vão e no final das contas o homem me puxou pela mão, chamando todas as mulheres da família sabe-Deus pra que. Desvencilhei-me das mãos dele e agradeci o convite mas a massa estava enlouquecida e me empurravam para o centro da sala.

Alem da exposição, me contrariaram e nem deram bola pro meu nervosismo pré-viagem. Some ali algumas tacinhas de vinho e... Silvia Maria teve, vamos dizer, um colapso nervoso, gritou com o cidadão e com quem mais lhe dissesse pra participar da brincadeira e como se não bastasse, começou a chorar compulsivamente. Tudo devidamente registrado em vídeo, pela insolente cunhada que me persegui ate a cozinha enquanto eu soluçava e tentava falar alguma palavra coerente.

Uma meia dúzia de pessoas tentou me acalmar em vão e como a coisa não parecia melhorar em nada, minhas duas amigas presentes tiveram que me tirar do local. Agora era eu, chorando de nervoso, vergonha (chame do que quiser) no hall do meu prédio. O cover do Falcão encerrou sua performance, recebeu seu cheque, foi me pedir desculpas e eu CONTINUAVA CHORANDO, agora com medo de levar bronca da minha mãe.

Passei pela sala escoltada pela mesma (compreensiva, graças a Deus) e fui direto pro meu quarto, onde recebia os quitutes e o suco de maracujá trazidos pela minha prima, que se solidarizou com a minha causa e me ajudou a fechar a mala. Não me perguntem sobre o vídeo, eu não sei do paradeiro dele.

O momento traumático foi uma suplica: não me façam surpresas, não me levem a mostras de arte interativas, a espetáculos do naipe “de la guarda”, não contratem falastrões para “animar” o meu aniversario. NÃO ME SURPREENDAM ou eu posso ter um chilique.

6 comments:

Anonymous said...

Olha chica, entro no blog da Manu pra "despistar" a síndrome dominical noturna e me deparo com um texto não muito oportuno, o que me fez deixar um recado que se a senhora for lá a senhora conferirá.
Eis então que tenho a fantástica idéia de adentrar aqui. Começo a ler o texto (e gostar) até que percebo que estou "lendo", mas não entendendo...(sabe quando vc lê pra qualquer coisa que não pro seu cérebro?? - vc apenas balbucia palavras soltas e em vão em direção ao nada???) até que me deparo com a palavra "transeunte"! Paro então imediatamente de "ler" o que estava "lendo" e resolvo escrever aqui. Pq só pela palavra "transeunte", já valeu a pena ter adentrado aqui... hahahahahha
Uma caralhada de beijos pra vcs!

Anonymous said...

Hahaha... Desculpa eu não sabia (deve ter pensado o animador)!

Tudo bem Silvinha, acho q conhecemos vc o suficiente para q as nossas "surpresas" não saiam pela culatra.


Mtos beijos

ps: será q posso dizer q ri imaginando a cena?... ou é ainda é um assunto q lhe incomoda?

Anonymous said...

Hahahahahahahahhaah

Chica, agora que já estamos na terça-feira e, consequentemente, livre de minha síndrome dominical noturna (até o próximo domingo, é claro), pude ler e deleitar-me com tal narrativa. Só que agora, por completo! hahahaha

Ps: Esta foi a parte em que mais dei risada: "Desvencilhei-me das mãos dele e agradeci o convite mas a massa estava enlouquecida e me empurravam para o centro da sala" hahahahahha

Ps 2: Só quero dizer que, não sei se hoje, não sei se amanhã...só sei que UM DIA, hei de ver este filme!!! hahahahaahahahhahahah

Beijos.

Anonymous said...

Ficou magoada né Sil!!!

Aaaai, que magoa!

Ô Shiro, não vem com esse negócio de caralhada aqui que esse é um Blog de familia, vai falar desses assunto com os seus nego!

Beijo!!!

Anonymous said...

Sil......você tem muito talento.

Vou mandar isso aqui pro titio Serpa dar uma olhada.

Beijos!

ManucaTrebilcock said...

Hahahha! Vi a cena como se estivesse presente! Prometo não fazer surpresas que não envolvam cerveja gelada e musica boa!

beijos